Esse diagrama vai proporcionar uma visão geral do sistema. Ele é um dos diagramas comportamentais da UML. Vamos utilizar o draw.io para fazer os diagramas nessa aula.
Os elementos que utilizamos nesse diagrama são:
Ator: Representa os usuários do sistema, aqueles que irão interagir diretamente com as funcionalidades representadas.
Casos de Uso: São as funcionalidades, utilizadas pelos atores. Representam as possibilidades de ações dentro do sistema.
Agora vamos criar um diagrama de casos de uso para representar a visão geral de um sistema para uma clínica odontológica. Perceba que aqui nós temos 3 atores: Dentista, Recepcionista e Paciente. Cada um deles tem suas funcionalidades dentro do sistema, algumas delas são compartilhadas entre eles. Temos algumas ligações que estão em linha pontilhada, com a marcação “Include” e “extend”, isso significa que no caso do “include”, é uma ação obrigatória, o que significa no nosso exemplo que todos os atores precisam fazer login, obrigatoriamente.
No caso do “extend”, significa que ela pode acontecer ou não. No nosso exemplo, ao remarcar uma consulta, a pessoa que será recepcionista, pode enviar ou não, um email de confirmação. Pode ser que o paciente não tenha email ou não queira receber.
Veja que observando o diagrama, temos uma visão geral de quem irá acessar o sistema e quais funcionalidades ela terá lá dentro. Nesse caso, não importa a sequencia das atividades, só precisamos saber quais são elas.
Temos como auxiliar desse diagrama, um documento chamado: Descrição de caso de uso, onde serão descritas todas as funcionalidades e ações dos usuários.