Nesta aula fala-se de MGTOW de uma forma filosófica e imparcial, de um ponto de vista que não é a favor e nem contra a ideia.
É necessário compreender, que o MGTOW, assim como outros diversos movimentos e comunidades, tem suas raízes em conhecimentos mais antigos, que geralmente tinham nomes diferentes dos usados hoje em dia.
Tudo se deve a transformação capitalista que ocorreu ao longo do tempo, os conhecimentos são sintetizados e acabam por se tornarem rentáveis, então para se tornarem efetivos, precisam tomar nomes e bordões mais comerciais e atrativos.
É preciso voltar alguns anos atrás para entender de onde o MGTOW veio, qual era sua comunidade precursora antes de se tornar o que é hoje.
Também vale ressaltar que, a ideia dessa aula é explanar o todo e tentar impedir que você caia no contexto sedutor de uma filosofia como essa, pois existem muitas pessoas empenhadas em trazer e conquistar mais homens para dentro da comunidade, usando de diversas ferramentas atrativas. Isso é totalmente diferente de você adquirir o conhecimento, concordar com ele e aí então decidir acompanhá-lo por conta própria, sem influências externas.
Antigamente, quando ainda não existia tanto apelo comercial nos grupos, comunidades e movimentos, o conhecimento era mais divulgado por questão realmente de amor a verdade.
O que existia que pode se considerar a fonte inicial do MGTOW, era a comunidade REAL, que se formou basicamente, pelos assuntos sempre iniciados com a ideia de contar a real sobre determinado assunto, contar a verdade e o lado podre de determinados assuntos.
Podemos dizer que a principal diferença entre esse movimento da época, e o movimento atual, é que apesar da verdade nua e crua ser exacerbada, ainda se acreditava em uma solução para os problemas em questão, enquanto atualmente, se entende que não há solução para os problemas, e acaba-se concluindo que o estilo de vida deve ser adaptado para não tentar corrigir o problema.
Hoje em dia, o maior número de adeptos ao MGTOW são homens um pouco mais experientes, na maioria dos casos, que já se divorciaram e que passaram por situações muito ruins, o que justificaria então eles estarem convencidos de que essa filosofia é interessante para todos e obviamente, que todos passariam por tais problemas caso contrário.
De acordo com os criadores de conteúdo dentro do MGTOW, a ideia é que ter relacionamentos hoje em dia não vale mais a pena, porque de certa forma, os relacionamentos destroem o homem, pois segundo eles, as leis atuais são feministas e as mulheres são manipuladoras.
Muitos também têm o hábito de dizer que esse estilo de vida, nada mais é do que desenvolvimento pessoal, porém, a verdade óbvia é que isso não é real, a ideia principal é sim evitar relacionamentos com as mulheres, mesmo que alguns criadores de conteúdo do assunto tentem usar o desenvolvimento pessoal como pretexto ou justificativa para corroborar veracidade e importância do MGTOW.
Um dos maiores problemas que não são percebidos por trás do MGTOW, é a generalização, é a questão de que alguns poucos homens que tiveram experiências ruins, falam por tantos outros milhares que nem sequer saibam da existência deste movimento. O que ninguém se dá conta, é que o Brasil é gigante e a diferença de culturas dentro dele é um abismo gigantesco, e por este motivo, é ignorância dizer que todas as mulheres são manipuladoras e poligâmicas.
Quem realmente viaja e conhece o território nacional, sabe que a generalização usada nessa comunidade para denegrir a imagem da mulher, é uma total falta de noção geográfica e cultural, em outras palavras, uma besteira.
Outro ponto a ser analisado é a questão temporal, muitos desses homens que são líderes do MGTOW, tiveram seu relacionamento que deu errado numa época diferente, onde tudo era diferente, e agora influenciam jovens de uma geração totalmente nova, que são bombardeados por dois extremos, de um lado a putaria exacerbada, a tal da liberdade, e do outro lado o MGTOW, dizendo que relacionamento não presta, o que por fim causa uma total falta de noção e sentido na vida desses jovens, que jamais conseguirão ter um relacionamento bom na vida.
Indo mais além no quesito pensar no todo, expandir sua bolha, vale muito a pena refletir sobre o resultado de suas ações de hoje, levar uma vida MGTOW, vai resultar em que? Ter como objetivo ser uma pessoa sozinha e cheia de dinheiro, realmente é o que você vai desejar daqui 20 anos? Ninguém leva em consideração os fatores físicos e temporais, não só seu pensamento vai ser diferente depois de muitos anos, mas seu próprio corpo também, sua saúde e seus hormônios já não serão mais os mesmos.
É natural do ser humano envelhecer junto com outras pessoas, em senso de comunidade, pois sempre existe o suporte, seja financeiro, emocional ou físico, pois passamos por muitas dificuldades na vida e sempre em algum momento precisamos de ajuda, por isso o MGTOW não se sustenta, nós precisamos de alguém para dividir a própria vida e nos auxiliar na jornada.
Vai chegar um momento da vida em que tudo que construiu, todo o dinheiro e bens que conquistou, não serão suficientes, vai perceber que a vida é mais do que isso e que provavelmente vai ter que pagar a conta com juros por ter seguido esse caminho do MGTOW, postergado assim, a linha natural das coisas.
O objetivo desta aula é trazer reflexão sobre o que é o caminho do MGTOW, qual é o percurso e a duração dele, pois na prática o que acontece é que ele vai evitar relacionamentos até os 30 anos de idade, e depois vai dar um basta em tudo isso, e então vai entender que distorceu os fatos e a naturalidade da vida. Aí vai buscar um relacionamento e uma vida conjunta, só que agora, tudo que não viveu antes, virá com mais problemas e dificuldades.
O caminho de todo MGTOW é postergar o ato de ter uma parceira de vida, algo altamente instintivo do ser humano, ter alguém para lhe ajudar é basicamente um instinto de sobrevivência.